quarta-feira, 29 de outubro de 2008

PORTIFÓLIO DA ESCOLA MUNICIPAL PARAÍSO

UFBA-UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
PEDAGÓGIA/SÉRIES INICIAISCICLO UM/2008.2
PROJETO RIPE
PROFESSOR: NELSON PRETO
CURSISTA: GICELIA BATISTA NUNES E DULCENALVA ARAUJO NOVAES ALECRIM

PORTIFÓLIO DA ESCOLA MUNICIPAL PARAÍSO

Escola é...
O lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda ,
Que alegra, se conhece, se estima,
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede,Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar,
não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,
É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

Paulo Freire



Histórico da Escola Paraíso

A Escola Municipal Paraíso, situada no caminho 17, S/N, Bairro Paraíso (sede), Irecê – Bahia, fone 74 3641 1052 . A escola recebeu esse nome em homenagem ao bairro Paraíso onde está situada, funciona em um prédio com 05 salas de aula, uma secretaria, uma sala de professores, uma diretoria, uma cantina, almoxarifado, alpendre e pátio descoberto. A Escola tem duas tv de 21 polegadas e uma de 29, dois aparelhos de DVD, três micro-cister, uma caixa de som amplificada e três computadores com internet, um na sala dos professores para pesquisa no momento do planejamento, um na secretaria e um na direção.Atende a 298 alunos do 1º e 2º ciclo do ensino fundamental, está funcionando desde 1º de março de 2001 nos seguintes horários, no turno matutino das 07h20min às 11h40min e no turno vespertino das 13h10min às 15h30min de segunda-feira a sexta-feira.Tendo como Diretora Gicélia Batista Nunes e como vice-diretora Eriande A Cavalcante Bonfim, como Coordenadora Dulcenalva Araújo Novais Alecrim e como Secretaria Rosana Margarete D. Bezerra.Foi fundada em 1999 e começou a funcionar em março de 2001, com a finalidade de atender à clientela para o Ensino Fundamental de Nove Anos/séries iniciais, da comunidade do Bairro Paraíso.

Neste ano de 2008, compõe o quadro de funcionários da Escola Paraíso:
Direção:Gicélia Batista Nunes (Cursando pedagogia pela UFBA-IRECÊ)
Vice-direção:Eriande Alves Cavalcante (Cursando pedagogia pela UFBA-IRECÊ)Coordenação:Dulcenalva Araújo Novais Alecrim (Cursando pedagogia pela UFBA-IRECÊ)Professores:Nubianei Silva Souza (Cursando pedagogia pela UFBA-IRECE)
José Nildo Nunes Santana (Cursando pedagogia pela UFBA-IRECE)
Graciene Delfine de Oliveira (Cursando pedagogia pela EDUCON)
Maria Célia Souza Mendes (Cursando pedagogia pela EDUCON)
Edneide de Souza Gouveia (Cursando pedagogia pela EDUCON)
Tatiana Dourado Antunes (Pós-graduada em Metodologia do Ensino)
Cláudio Barboza Bastos (Magistério0
Irinalva Dias Fernandes ( Magistério)
Dulcinéia Pereira da Silva (Matricula trancada 3º semestre de pedagogia pela UNOPAR)
Secretária: Rosana Margarete Dourado Bezerra
Auxiliar Administrativo: Vanuza Pereira da Silva
Pessoal de Apoio:
Carlos Alberto Dias – Auxiliar de Disciplina
Valterlin Pereira Cruz – Vigia
Mario Gomes da Silva- Vigia
Lousinei Bastos de Souza e Silva – Aux. de serviços gerais
Roseli Aparecida Pereira – Aux. de serviços gerais
Reini Pereira Nunes Silva – Merendeira
Vanusia Silva Souza Nunes – Aux. de serviços gerais.

O Bairro Paraíso é um conjunto habitacional, financiado pela Caixa Econômica Federal em parceria com o governo do estado. A população recebeu as casas prontas com a condição de pagamento em pequenas parcelas compatíveis com a classe sócio-econômica dos contemplados. O bairro está localizada à três quilômetros do centro da cidade de Irecê, bairro residencial, contendo apenas uma escola posto de saúde familiar, pequenos supermercados algumas igrejas evangélica e uma lan house. Com o crescimento da população, surgiram várias construções de forma irregular em áreas verdes modificando a paisagem urbana prejudicando assim a qualidade de vida das pessoas que ali vive.

ALGUNS PROJETOS DA ESCOLA:

Projeto Político Pedagógico;


Apresentação


O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Paraíso, traz em sua reconstrução uma característica marcante. Destina-se a uma melhor sistematização das ações pedagógicas e administrativas do que se pretende que seja a Escola que se quer oferecer à comunidade. O presente documento armazena os primeiros dados que visam nortear toda a prática pedagógica e ação educativa da escola. Foi elaborado com a participação coletiva dos professores e com algumas informações coletadas na comunidade. Contendo poucos dados anteriores, este projeto traz posicionamentos e reflexos atuais, com relação à escola que queremos construir, traçando os possíveis caminhos futuros para concretização de sua meta principal: a aquisição das capacidades necessárias aos alunos, garantindo assim as aprendizagens que os transformam em construtores do saber. Eis o grande desafio desta proposta, a educação de uma comunidade heterogênea que busca a escola como meio de ascensão social e cultural.

Visão
Garantir que a Escola Municipal Paraíso continue sendo um centro educacional e social, atendendo a toda a comunidade escolar na qual estão inseridos os alunos com necessidades especiais em educação, buscando sanar suas necessidades, oferecendo aos alunos um ensino de qualidade, incluído nela às crianças com necessidades educativas especiais, o direito de freqüentar as classes regulares, de acordo com os artigos 17º e 18º da Lei de Bases do Sistema Educativo, contribuindo desta forma para a construção de uma sociedade mais justa.

Missão
Oportunizar a comunidade escolar maior envolvimento e participação nas ações escolares, contribuindo para a formação pessoal e social dos alunos, sendo eles agentes de transformadores, (que sejam felizes), críticos e participativos, construtores de uma sociedade que tenha justiça, respeito mútuo, solidariedade e diálogo.





PROJETO DE APRENDIZAGEM

EDUCAÇÃO AMBIENTAL


JUSTIFICATIVA:


O homem, a fauna e a flora sofrem constantemente as conseqüências pela agressão ambiental. Na busca de possíveis transformações é que coletivamente elaboramos este projeto, que possibilitará aos nossos alunos maior conhecimento sobre as formas alternativas de manejo do solo, agricultura regenerativa e preservação ambiental. Envolveremos os alunos em um projeto conscientizador, enfocando paisagem local (Caatinga), coleta seletiva e a importância de uma horta na escola e na comunidade em que vivem.

OBJETIVO GERAL:

Motivar os alunos a observarem as condições da área onde moram. E voltar a atenção para a realidade do meio social e ambiental no qual estão inseridos. Gerando assim, condições de investigação do processo de transformação, conscientizando-os dos riscos causados à população pelo mau uso do solo, pela falta de tratamento do lixo e a desordem territorial urbana. Proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida e o exercício da cidadania.





PROJETO DE LEITURA

:“PARA RECONTAR E REESCREVER É SÓ COMEÇAR"


Letramento designa o estado ou condição de quem
não só é alfabetizado, mas também é capaz de
causas competentemente à leitura e a escrita
nas práticas sociais que a exige
Magna Soares.

JUSTIFICATIVA
Toda criança quando chega à escola já sabe contar histórias, mas desconhece a riqueza e a diversidade que existe nos tipos de textos. Sabendo disso, propomos este projeto para criar oportunidades onde favoreça a aquisição das competências aos alunos, principalmente, reconhecer as características formais do gênero textual, proposto para esse trabalho. A Produzir textos com qualidade, levando os alunos a refletirem, planejarem e registrarem suas falas adequando a intençãode funcionalidade e aplicabilidade, melhorando e ampliando sua competência leitora, a partir de estratégias inovadoras de leitura e escrita.

OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos alunos uma vivencia maior com a leitura e a escrita, Fazendo com que reflitam diante de suas produções desenvolvendo a linguagem oral e escrita, passando assim a analisar os gêneros que circulam na sociedade, para que a partir da análise possam reconhecê-los, recontá-los, reescrevê-los e produzir textos dentro dos padrões convencionais da língua.





CONCLUSÃO:
Neste portifólio foi comtemplado todas as informações necessárias da Escola Municipal Paraíso.Foi elaborado com a orientação do profº Drº Nelson de Luca Preto responsável pelo projeto RIPE.

Um comentário:

Sule disse...

Parabéns Meninas! o portifólio esta muito bom... Agora vamos tentar explorar esse blog coletivo com os launos, fazer que ele seja efetivamente explorado pelos alunos, funcionarios, enfim, todos os membros da escola!
Bjinhos
Sule