sábado, 29 de maio de 2010

ABERTURA DO FOTOS DA ABERTURA DO PROJETO: "ESCOLA E COMUNIDADE EM AÇÃO"





Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Irecê estão trabalhando com o projeto Educar para a Cidade. A Escola Municipal Paraíso, juntamente com a associação de moradores do bairro e a associação dos amigos do bairro, depois do levantamento realizado em conjunto entre escola e representações da comunidade percebemos que a falta de segurança é a situação mais emergente que assola a vida das pessoas que ali reside.

Para esta comunidade carente, em que faltam muitos recursos e que está localizada muito distante do centro da cidade faz-se necessária à implantação de projetos sócio-culturais que venham amenizar ou resolver a situação caótica da falta de segurança. A inexistência de espaços para propagação da cultura e do lazer como telecentros, praças, jardins, parquinhos, quadra poliesportiva, área verde preservada e uma escola maior, com melhores condições de atendimento a população. Portanto, elaboramos o projeto: Escola e Comunidade em Ação,visando colaborar para que essa situação pudesse ser amenizada a partir da propagação e realização de várias ações que deverá se concretizar ao longo do ano de 2010. Como diz Gonzaguinha: “É somente através do trabalho da comunidade que nos vamos conseguir realizar alguma coisa, somente o trabalho conjunto e o respeito ao trabalho que vai nos levar aquilo que nos queremos. Uma melhor qualidade de vida”.

Decidimos então, que a problemática prioritária nesse momento é a falta de segurança com relação às situações de violência que vem ocorrendo nos últimos meses. Portanto, pretendemos desenvolver algumas ações para que nossas crianças e jovens possam envolver seu tempo ocioso na companhia de seus amigos e familiares, com atividades mais prazerosas e que estimulam a cidadania.

A escola em parceria com as associações do bairro e outras instituições como oPrograma Saúde da Família (PSF), Secretarias de Saúde, Assistência Social, Esporte, Cultura e lazer, visa com este projeto lutar por uma melhor qualidade de vida e conquista da cidadania para os moradores do bairro Paraíso. Sabendo que é nossa responsabilidade trabalhar para uma sociedade mais justa, solidária e segura. Então, acreditamos que as ações pensadas neste projeto possibilitam a busca pela paz!. Um dos maiores objetivos desse projeto é promover o debate sobre a falta segurança, paz e sossego, fortalecendo as ações educativas e contribuindo para a cultura da paz na comunidade e consequentemente na sociedade.

No dia 17 de Abril de 2010, aconteceu na Escola Municipal Paraíso a abertura do projeto – Escola e Comunidade em Ação, com uma palestra sobre a paz e uma bela caminhada pelo bairro com o objetivo de mobilizar a comunidade sobre as diversas formas de violência que vem acontecendo em nossa cidade, fortalecendo assim, as ações educativas e contribuindo para cultura da paz na comunidade e consequentemente na sociedade.

Aproveitamos também o momento para fazer uma homenagem ao nosso ex. aluno que foi friamente assassinado e também ao inocente morador do bairro o Sr. Joacy que foi atingido por bala perdida em um tiroteio na casa de material de construção Sarah, na qual estava fazendo compra para o trabalho. As famílias deles demonstraram emocionadas diante da homenagem prestada.


No sábado letivo de 27 de março de 2010, aconteceu na Escola Municipal Paraíso, a abertura do projeto “Viajando no Mundo da Leitura e da Escrita. Foi um evento fantástico! Tivemos a honra de ter conosco o cantor de música infantil Reginaldo Manso e os Querubins de São Gabriel e Marcelo aluno da faculdade de música e também morador do bairro Paraíso. As crianças se encantaram. Foi uma manhã de muita magia e encantamento com a seguinte programação: 1º. Abertura “A importância da leitura” - direção da escola. 2º. Desfile dos personagens das histórias de literatura infantil e dos contos clássicos representados pelos professores e equipe gestora da escola fantasiados dos respectivos personagens. 3º. Músicas tocando no pátio e as pessoas dançando e brincando. 4º. Parada de 30 minutos para leitura silenciosa. 5º. Apresentações: grupo “os querubins”, com Reginaldo Manso, de São Gabriel; Marcelo - (Aluno da faculdade de música e morador da comunidade). Esse projeto é de grande importância na escola para a formação de leitores, no qual tem como objetivo incentivar o hábito de ler e estimular a criatividade das crianças. Sem contar que ele também visa desenvolver a linguagem oral e escrita de nossos pequenos, de modo a ampliar o vocabulário dos mesmos.